quinta-feira, 5 de março de 2009

Defesa do meio ambiente

Não são necessários muitos estudos para se concluir que o meio ambiente será o maior alvo de demandas entre todas. Todos sabem que num futuro muito próximo a qualidade da água estará afetada, a biodiversidade será quase inexistente devido ao grande desmatamento, a temperatura aumentará visto que a quantidade de poluentes é enorme, o que agrava o efeito estufa, tornando o meio, então, maléfico para os seres vivos.
Exemplificando o tema abordado, temos a Amazônia - maior floresta tropical do mundo em área contínua de terra – que vem sofrendo uma redução enorme de sua área. Dados apresentados pela ONU (Organização das Nações Unidas) mostram que, mesmo com uma pequena redução no ritmo de desmatamento, a situação ainda é alarmante, os avanços ainda estão longe de ser satisfatórios, simplesmente porque os incentivos para manter a floresta ainda são menores que os incentivos econômicos para derrubá-la, uma vez que parte do dinheiro é mal empregada e outra parcela é desviada dos cofres públicos restando, então, uma quantia ínfima para a fiscalização da floresta.
Existem muitas normas que protegem a flora brasileira, consideradas, em grande parte, avançadas e bem elaboradas. O grande problema está na aplicação destas, que, por muitos fatores ,tornam-se impraticáveis. Um desses problemas está ligado à não-cooperação de habitantes locais de áreas protegidas, devido à falta de organização, de motivação e principalmente de proteção, o que enfraquece o grupo de indivíduos que, juntos, poderiam lutar por seus ideais e promover a aplicabilidade das normas vigentes.
Podemos concluir que a solução para esses entraves está numa mudança de comportamento do Estado e também dos indivíduos, para que essa legislação ambiental saia do papel e produza efeitos, a fim de promover uma nova forma de utilização de recursos e um novo destino para a flora do Brasil, por meio da melhor utilização dos recursos e a disponibilização de uma maior quantidade de peritos para a preservação da mesma.

Autor: Bernardo Peralta de Macedo

Um comentário:

  1. Oi, Gabriela,

    tudo bem?

    Aqui é a Aline Ribeiro, do Empresa Verde. Desculpa a demora para responder, mas só hoje li seu recado. Muito bacana seu blog!

    Obrigada pela leitura.

    abs.

    ResponderExcluir