quinta-feira, 26 de março de 2009

Tecnologia Ambiental

As empresas de TI (Tecnologia da Informação) estão se mostrando cada vez mais preocupadas com o Meio Ambiente, algumas apresentam medidas para redução da emissão de gases do efeito estufa, outras apostam na redução energética e já tem empresa “vestindo a camisa” para lutar por uma “TI verde”.
Além de contribuírem muito com o avanço de medidas ambientalmente corretas e menos impactantes essas empresas ainda saem lucrando, pois com a redução de energia e papéis utilizados, por exemplo, já diminuem significativamente seus gastos.
De acordo com a Iniciativa Global e-Sustainability, as emissões de gases do efeito estufa vindos do setor de tecnologias de informação respondem por 2% do total global. O que não parece de grande importância no final faz toda a diferença principalmente no que se refere à imagem da empresa. As organizações que atuam em ações de responsabilidade social e projetos ligados ao meio ambiente são percebidas com mais valor pelo mercado e pela sociedade.
Existem muitos exemplos de grandes empresas deste ramo que já estão fazendo a diferença, é o caso da Microsoft que anunciou que irá cortar as emissões de carbono em 30% até 2012, empregando melhorias no uso energético em edifícios e operações, reduzindo as viagens e aumentando o uso de energia renovável. A Dell, que já utiliza hoje energias renováveis em 35% de toda energia usada, também anunciou que irá reduzir em 40% as emissões de gases do efeito estufa em 2015 e pretende também utilizar 100% de energia eólica no campus de Oklahoma City.
Outro exemplo é o da empresa Veus Technology que desenvolveu um sistema que somam bons resultados e reduzem impacto nas contas e no meio ambiente. Especializada em soluções de comunicação para laboratórios de análise de clínicas, a empresa criou o primeiro software brasileiro que entrega laudos pelo celular. Cerca de 15 mil laudos deixaram de ser impressos com o acesso virtual o que reduziu os gastos pela metade.
Várias outras empresas poderiam ter sido citadas aqui, pois o número de empresas preocupadas com a conseqüência de suas ações no meio ambiente e principalmente com redução de gastos têm crescido a cada dia. O Brasil entrou com tudo nesta onda verde e isto já se tornou o principal assunto nos debates corporativos. Claro que todas essas medidas não dependem só de um setor da empresa, neste caso TI, mas de todos os seus colaboradores. Já é um grande avanço saber que empresas de tecnologia da informação (ou ligadas à área) que até bem pouco tempo eram bem distantes de qualquer ação ambiental hoje trazem inovações e assumem responsabilidades ambientais partindo para o caminho da sustentabilidade.

Fonte: Carbonobrasil em 25/03/2009
Timaster em 4/09/2008
Timaster em 9/01/2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário