terça-feira, 3 de março de 2009

CLIMATE WATCH LIST

Nomeadas pela Ceres, uma coalizão entre investidores e ambientalistas, empresas como Canadian Natural Chevron, General Motors, Southern Company, Standard Pacific, Consol Energy, Exxon Móbil e Massey Energy estão na Climate Watch List, que classifica companhias pela incompetência em lidar com problemas ambientais e pela falta de estratégias em se adaptar a futuras regulamentações de emissões. Vale ressaltar que as três últimas empresas citadas acima, estão aparecendo pela segunda vez na lista.
Essas companhias foram citadas por não adequarem suas emissões de dióxido de carbono (CO2) às expectativas dos investidores, estarem atrás de outras empresas do mesmo ramo em termos de políticas ecológicas e não se prepararem de maneira satisfatória para futuras regulamentações ambientais, o que colocaria o capital investido nelas em risco.
A Chevron e a Canadian Resources foram muito citadas na lista em virtude da exploração de petróleo nas areias betuminosas do Canadá, que emite muito mais gases do efeito estufa que as extrações convencionais.
Para essas companhias saírem da lista, elas devem acatar as resoluções propostas pelos acionistas. Segundo a Ceres, 12 resoluções já foram deixadas de lado, apenas porque as empresas demonstraram para os investidores claro interesse em se comprometer uma postura mais responsável com o meio ambiente.


De uma maneira ou de outra todas as empresas devem contribuir com o meio ambiente, seja por meio de ações ambientais ou pelo simples fato de não poluir ou contaminar, caso contrário teremos um número cada vez maior de empresas na Clime Watch List. Não são só ambientalistas que estão preocupados com o “futuro ambiental” do planeta, mas acionistas também, afinal tudo o que diz respeito ao meio ambiente sempre envolve muito dinheiro.
A conscientização das empresas em relação a preservação do meio ambiente para as futuras gerações é com certeza um dos segredos para o “sucesso ambiental”.

Fonte: CarbonoBrasil em 23/02

Nenhum comentário:

Postar um comentário