terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Um grande estímulo para as Energias Renováveis

Foi criada, no dia 26 de janeiro na cidade de Bonn na Alemanha, a Agência Internacional de Energias Renováveis (Intenational Renewable Energy Agency – Irena). Esta nova entidade, iniciativa do governo da Alemanha, Dinamarca e Espanha, será responsável por incentivar os governos a promoverem medidas para o estímulo de novas energias.
A grande surpresa é um país com grande potencial para fontes limpas de energia como o Brasil não ter assinado o documento, pois segundo a imprensa do Ministério de Relações Exteriores, os bicombustíveis e a energia hidroelétrica não seriam prestigiados pela agência que terá um foco maior nas energias eólica e solar.
A Irena irá ajudar os governos a traçarem novas políticas e legislações assim como realizará consultorias e acompanhamento de empreendimentos no setor. O maior incentivador da criação da agência, o parlamentar alemão Hermann Scheer, acredita que este órgão internacional ajudará a romper as barreiras de preconceito com relação às novas energias e diz ainda que será uma ótima forma de combater os lobistas dos combustíveis fósseis.
Outros países, como EUA, Japão, Austrália e Canadá, também não assinaram o documento, mas diferentemente do Brasil, que chegou a levar um representante pra Alemanha, eles não demonstraram interesse na agência no momento.

Com um aumento de 50% na produção os Estados Unidos tornaram-se líderes mundiais no setor de energia eólica em 2008, ultrapassando a Alemanha. Segundo a CEO da Associação Americana de Energia Eólica (AWEA), em época de crise espera-se que o novo presidente Obama consiga incentivar a sociedade a não parar de investir em novas tecnologias de energia.

O investimento em fontes de energia renovável é realmente muito interessante, principalmente tratando-se da energia eólica, pois sua instalação e funcionamento são praticamente simples e é a única que pode promover os cortes necessários nas emissões.
Além de ser muito bom para o meio ambiente, este tipo de energia também ajuda muito na economia global criando novos empregos ao redor do mundo.
O Brasil tem um imenso potencial para energias renováveis por isso seria muito bom se o país resolvesse, o quanto antes, aderir a Agência Internacional de Energias Renováveis que tem como um dos focos principais a energia eólica.

Fonte: carbonobrasil em 06/02/09

Nenhum comentário:

Postar um comentário