terça-feira, 17 de março de 2009

A corrida dos Hibridos

Se depender das indústrias automobilísticas, o presidente Barack Obama irá, com certeza, ver 1 milhão de veículos circulando pelos Estados Unidos em 2015. Estas indústrias vêm trazendo inúmeras inovações no que diz respeito a carros ambientalmente + corretos.
As inovações tecnológicas das baterias têm permitido que esta idéia torne-se viável visto que as mesmas são feitas de íons de lítio o que permite que tenham menor peso, maior duração de carga, maior capacidade para armazenar energia e menor tamanho. Com isso é possível que alguns carros híbridos rodem até 40 milhas (64 km) “só gastando eletricidade” e nada mais.
A Toyota, Ford e Honda pretendem lançar híbridos que terão baterias recarregadas em “bombas de eletricidade” nos postos de gasolina onde, basta o motorista colocar esta bomba em seu carro e, pronto ele já foi recarregado. Mas a novidade é o lançamento da GM, híbridos que rodam até 40 milhas (64 km) sem precisar ser recarregado. A idéia é que motorista percorra esta distância durante o dia e recarregue seu carro durante a noite em sua própria residência, neste período em que a energia é abundante e mais barata. Para aqueles que precisam percorrer maiores distâncias o carro também poderá ser recarregado em postos como qualquer outro híbrido.
Os ônibus híbridos, que já rodam nos Estados Unidos desde junho de 2004, também representam uma economia considerável de combustível.
Acredita-se que se as nove maiores cidade dos Estados Unidos substituíssem ônibus convencionais (totalizam 13.000) pelos híbridos isto representaria uma economia de 40 milhões de galões de combustível, uma economia maior do que 500.000 carros híbridos.
Segundo Tom Stephens, vice presidente da GM Powertrain, os ônibus híbridos, além de representarem redução nas emissões e economia de combustível, ainda são mais rápidos que os convencionais.
Stephens explica que outra vantagem é o sistema de freio que é capaz de armazenar energia. Toda vez que o ônibus freia para parar ele converte esta “energia de freio” em eletricidade e armazena isso na bateria, assim da próxima vez que acelerar ele usa a “energia de freio” para aceleração.

Os híbridos são uma boa “sacada” para os Estados Unidos poderem colaborar, e muito, para diminuição das emissões de gases poluentes na atmosfera, já que por muitos anos deixaram de colaborar.
Os americanos, acostumados com carros enormes, espaçosos e bastante poluidores, irão ter que se acostumar com esse novo conceito de carros não tão grandes, quem sabe menos espaçosos e com certeza, muito menos ou quase nada poluidores. Já os americanos que dependem dos ônibus para se locomoverem não terão nenhum tipo de problema de adaptação, só devem ajustar seus horários, pois agora chegarão mais rápido em seus destinos.
No Brasil continuaremos convivendo com nossos “carros plásticos”, pequenos, caríssimos e grandes poluidores. Também temos que nos acostumar com nossos ônibus grandes, lotados de pessoas e super ultra mega poluidores.
Quem sabe um dia os híbridos se tornem populares por aqui...

Fonte: MsnAutos em 12/09

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