quarta-feira, 11 de março de 2009

PREOCUPAÇÃO AMBIENTAL

As indústrias de higiene pessoal, perfumaria e/ou cosméticos, tão faladas em meio à crise por continuarem crescendo e empregando, também demonstram muita preocupação com questões ambientais.
Gigantes deste ramo como: O Boticário, Natura, Unilever, Avon entre outras, apresentam interessantes políticas ambientais que incluem preocupação com geração de resíduos sólidos, efluentes industriais, utilização de água e energia e emissões atmosféricas. Isto faz com que empresas como estas busquem cada vez mais tecnologias limpas em seus processos produtivos causando menos impactos ambientais e diminuindo custos com as reduções.
Um fator muito interessante é que, apesar da peculiaridade dos processos e produtos gerados em cada empresa, a maioria tem em comum o expressivo consumo de água durante toda produção, pois esta matéria-prima é incorporada em muitos produtos e também é utilizada em sistemas de resfriamento, procedimentos de limpeza entre outros. Desta maneira, essas empresas adotam alternativas de reutilização de água e diminuição de desperdícios durante todo o processo.
Muitas empresas deste setor estão, com certeza, no caminho certo para sustentabilidade ambiental, onde empresas continuarão crescendo, movimentando a economia, gerando empregos, vendendo seus produtos e o mais importante: sempre se preocupando em adaptar melhorias ambientalmente corretas.

Fonte: ABIHPEC.ORG em 10/03

Nenhum comentário:

Postar um comentário