sexta-feira, 10 de abril de 2009

CONTRATE ENGENHEIRO AMBIENTAL

Em meio a tantos problemas ambientais é indignante saber da dificuldade do Engenheiro Ambiental para entrar no mercado de trabalho. Justo o profissional que tem como principal papel propor soluções para amenizar o impacto das atividades industriais no Meio Ambiente. É ele o responsável por cuidar, gerenciar e melhorar todos os aspectos ambientais para que as empresas não causem impactos (ou diminuam) e não prejudiquem o meio e/ou sua imagem.
Qualquer processo produtivo é responsável pela geração de resíduos, efluentes e emissões atmosféricas, o que já explica a necessidade de uma empresa contratar um profissional graduado em Engenharia Ambiental. Desta maneira garantiriam a melhor e mais correta destinação para seus resíduos, assim como o melhor e mais correto tratamento para seus efluentes e emissões.
Sem contar que os profissionais da área, especializados em assuntos energéticos, por exemplo, são aptos a desenvolver projetos e tomar medidas para ajudar a diminuir os efeitos do aquecimento global que é, hoje, um dos assuntos mais discutidos em todo o mundo.
Até alguns anos a desculpa que a profissão ainda era muito nova e que o profissional da área ambiental só seria valorizado no futuro ainda colava, mas, hoje em dia em que as pessoas estão vendo todos os dias na mídia os efeitos devastadores dos desastres ambientas e, além do mais, estão sentindo na pele os efeitos das mudanças climáticas, sentindo calor no inverno e frio no verão, isso não poderia estar acontecendo. Realmente hoje ninguém pode dizer que não sabe da importância do Engenheiro Ambiental ou que não é necessário tê-los em suas empresas.
Fala-se muito em criação de empregos verdes, principalmente nos EUA onde, o presidente Barack Obama, esta investindo na criação destes “novos” postos de trabalho.
Realmente já existem empresas que dão a maior importância a esse assunto e contam com profissionais altamente capacitados para tratar dos assuntos “verdes”. Entretanto, infelizmente, ainda existem empresas muito bem conceituadas que não tem nenhum profissional da área ou um departamento de Meio Ambiente bem estruturado.
Os otimistas podem achar que as vagas para Engenheiros Ambientais estão aumentando a cada dia, mas, ainda é muito pouco comparado a quantidade de profissionais especializados na área que hoje trabalham em outras áreas porque simplesmente desistiram de conseguir um “emprego verde”. Ou ainda, se comparado a verdadeira necessidade da grande maioria das empresas em se adaptar rapidamente as leis ambientais para que não precisem pagar multas altíssimas decorrente de suas não conformidades. Se gastos exorbitantes (por causa das multas) fosse o único problema, tenho certeza que todos dariam um “jeitinho”, mas a cada dia que passa as pessoas estão vendo, sem fazer absolutamente NADA, o único dano irreversível e irreparável (em muitos casos): o Meio Ambiente se deteriorando. Com certeza um bom começo, para reverter e/ou melhorar esse quadro, seria dar mais oportunidades a quem sabe e quer fazer MUITO pelo Meio Ambiente.
CONTRATE ENGENHEIRO(A) AMBIENTAL...

6 comentários:

  1. CONTRATEM E AUMENTEM AS VAGAS!!!!O QUE VCS, EMPRESAS, ESTÃO ESPERANDO??? PROFISSIONAIS DA MAIOR QUALIDADE E IMPORTÂNCIA SENDO CONTRATADOS COMO TÉCNICOS PARA NÃO PAGAREM O PISO DOS ENGENHEIROS, É O FIM...
    CONTRATEM, CONTRATEM, CONTRATEM...
    SAIAM NA FRENTE!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. gostei muito desse texto, é um desabafo de muitos, assim como eu, que são engenheiros ambientais e não estão conseguindo emprego!!! temos qualificação, precisamos de OPORTUNIDADES...

    ResponderExcluir
  3. Só darão valor quando pesar no bolso. E isso está perto de acontecer, pode acreditar.

    ResponderExcluir
  4. gostaria de saber quais os problemas enfrentados por engenheiro ambientais ? se possível , responda rápido , grato :)

    ResponderExcluir
  5. Sou técnica em Meio Ambiente, e para mim que terminei agora já tenho emprego. Mais a vez dos Engenheiros Ambientais já chegou.
    E juntos faremos o melhor para o Ambiente e para todos.

    ResponderExcluir
  6. Sou engenheira ambiental recém formada aqui na Bahia e a situação está exatamente como a Gabriela falou. Todo mundo comenta que a profissão do século, mas aqui mesmo no Pólo Petroquímico de Camaçarí-Ba, por exemplo, cada empresa tem um único engenheiro ambiental. E quando tem, porque muitas delas colocam outros profissionais que têm especializações e que acabam ocupando o nosso espaço.

    Até quando ficará assim?

    ResponderExcluir