domingo, 7 de junho de 2009

Reforma Verde

Surgiu uma boa notícia na Câmara dos Deputados: "a reforma tributária ambiental". Essa Proposta de Emenda a Constituição (PEC) ainda precisa ser aprovada, mas já demonstra a boa vontade de alguns deputados em relação ao Meio Ambiente.
De acordo com a PEC 353/2009 empresas que poluem o Meio Ambiente pagarão mais impostos e aqueles comprometidos com a responsabilidade socioambiental terão sua carga tributária reduzida.
O mesmo acontecerá com os consumidores, aqueles que optarem pela compra de um veículo mais poluidor e beberrão, por exemplo, deverão arcar com um IPVA mais alto do que quem preferir veículos mais econômicos.
O deputado responsável pela criação da PEC353/2009 afirma que nos países que adotaram essa “reforma verde” os resultados foram positivos para o controle dos gases geradores do efeito estufa. Para tributaristas e especialistas em sustentabilidade a PEC enfrentará muita resistência e pode até não vingar, mas tem o mérito de inaugurar um debate do qual o país não pode mais se esquivar.

A PEC 353/2009, com certeza, irá enfrentar muitos obstáculos até conseguir finalmente ser aprovada, pois é muito difícil propor medidas ambientais deste tipo em um país onde as pessoas só pensam no próprio bolso. Mas, por outro lado, isso não é motivo de desânimo ou desistência porque mudanças como essas desagradam a muitos, principalmente aqueles que querem continuar produzindo sem pensar nos impactos gerados no Meio Ambiente.
Por isso, a esperança é que a reforma seja aprovada o quanto antes e enquanto ainda há tempo!

Jornal Gazeta do Povo em 07/06

Um comentário: