quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Espanha inova o uso de energia limpa instalando parque solar em cemitério

A cidade espanhola de Santa Coloma de Gramenet, município da grande Barcelona, esta usando energia ecologicamente limpa para abastecimento de aproximadamente 60 casas do município. Para otimizar espaço, visto que a cidade tem uma das maiores densidades populacionais da Espanha, decidiram que o local mais adequado para geração desta energia seria o cemitério. No local encontram-se 462 painéis solares, situados em cima dos jazigos, que são responsáveis pela geração de cerca de 124.000 KW/h por ano. Além disso, este sistema evita a emissão de 62 mil toneladas de dióxido de carbono em média por ano na atmosfera porque elimina o uso de combustíveis fósseis (exemplo o carvão) que seria utilizado em termoelétricas para geração de energia.
Segundo a empresa Live Energy, selecionada para assumir a gestão do parque solar, o investimento foi de 720 mil euros (aproximadamente 2,2 milhões de reais) e já existem planos de ampliação do número de painéis no local o que irá triplicar a quantidade de energia gerada.
Além deste projeto pioneiro, em 2005 foi aprovado um regulamento que obriga todas as novas edificações a instalarem placas de capitação de energia solar térmica. O município conta também, com placas fotovoltaicas instaladas para a produção anual de 25.000 KW/h na Biblioteca Central, o equivalente ao consumo anual de oito residências familiares e o que irá possibilitar a redução da emissão de toneladas de CO2. Estas placas também podem ser encontradas em escolas do município.
Por todas estas iniciativas, Santa Coloma de Gramenet tornou-se uma das cidades mais avançadas no quesito de geração e uso de energia limpa na Catalunha e tem se mostrado realmente muito comprometida com causas ambientais.

Fonte: globo.com em 27/01/09
grama.net em 28/01/09
PINIweb em 01/12/08

Nenhum comentário:

Postar um comentário